Thursday, April 17, 2008

[Tibet]



E em pleno ano de olimpíadas, o Tibet mostra toda sua ira contra o povo chinês. Mas haja vista o que passaram e ainda passam, nada mais justo e louvável. O Tibet sempre foi uma área do centro-sul asiático que, historicamente, sempre teve seu próprio povo, cultura, língua, religião e política. Mais ainda, como uma teocracia por muitos anos, seus Dalai-lamas são chefes políticos e administrativos daquela religião.

Com a Revolta comunista chinesa, em 1950 foi ordenada a invasão do Tibet e sua conseqüente anexação como província. uma atitude estúpida e deveras capitalista de um povo que se julgava comunista.

Em 1959, a invasão comunista faz Sua santidade, o Dalai Lama ser obrigado a buscar refúgio na índia, por ter sido exilado do Tibet. Até hoje, a moradia do 14º Dalai Lama é a Índia e a China não o olha com bons olhos.

Recentemente, o Tibet voltou a demonstrar sua insatisfação ao domínio Chinês na região. "Os protestos começaram como uma reação à notícia de que monges budistas teriam sido presos depois de realizar uma passeata para marcar os 49 anos de um levante tibetano contra o domínio chinês. Centenas de monges tomaram então as ruas, e os protestos ganharam força nos últimos dias, com a adesão de pessoas comuns" Segundo a BBC.

Em solidariedade ao Tibet, pessoas de todo o mundo planejam boicotar as olimpiadas de Pequim (eu sou um deles). O assunto é sério, e na França, por exemplo, a tocha olímpica teve que passar dentro de um ônibus depois de ter sido apagada pelo menos duas vezes. Na Grécia, manifestantes exibiam cartazes semelhantes à foto abaixo.



Manifesto aqui minha indignação contra a ocupação chinesa do Tibet. E que venha o boicote.

No comments: