Sunday, February 24, 2008

[No Fairy Tales]


“E de repente o conto de fadas se foi”. Essa é uma das frases que eu tenho vontade que todo mundo entendesse. Essa é uma frase que eu gostaria de tê-la colada com cola instantânea em minha fronte para que todos aqueles que chegassem perto de mim a lessem.
Será que os novos-adultos não percebem que a farsa acabou? Será tão difícil entender que príncipes encantados não existem e ninguém irá resgatar-te da torre? Acho isso tão óbvio. Chega a ser natural. Se eu fosse uma princesa de uma história eu mesmo desceria da minha torre e pediria carona na auto-estrada mostrando minhas pernas para os motoristas que passassem.
Esse é um dos motivos pelos quais um dos meus filmes favoritos de todos os tempos seja CLOSER. È clichê não entenderem Closer, então aqui vai uma breve explicação dele: Closer é um filme pós conto de fadas. Closer mostra o que acontece durante o “Felizes para sempre” e mostra com toda a crueza das verdades que o felizes para sempre não existe. O marido perfeito larga a esposa perfeita para ficar com a personagem libidinosa. Essa é a vida. Assim é a verdade.
Correto estava Vinícius de Moraes quando disse “que seja eterno enquanto dure”; bem sabia ele o que dizia, boêmio e mulherengo, teve várias eternidades e disse essa máxima depois de várias experiências empíricas.
Por favor, não me venham mais com a velha história da gata borralheira ou da narcoléptica branca de neve. Não tenho mais tempo para isso. Em vez de questionarem a mim ou qualquer outra pessoa: cresçam.

3 comments:

Camila H. said...

Acredito que alguns ainda cultivem essa idéia de falsa realidade para não se desesperarem diante da vida. É uma fuga acreditar nessas versões de 'contos de fadas'.
Mais cedo ou mais tarde acabam caindo na real de que isso não passa de uma ilusão...



Não sou fã de Closer, mas gostei da fuga ao romance clichê.


Bom texto e boa escolha de ft! ;D


"Pin-Up Prince" foi bom...
hauahauah


;****

Anonymous said...

Contos de fada são apenas metáforas, e não da realidade. São metáforas de sonhos.
E eu, que há muito sonhava em ser princesa, não acredito que faça mal sonhar sem os pés no chão de vez em quando.

Aliás, eu gosto de Closer, mas às vezes é bom não levar tudo tão a sério. No final, aquele filme pode ter sido só uma brincadeira com os que querem ser cult a qualquer preço, mais um delirío de diretor, e quem foi o derrotado do qual todos riram?
É, acho que você sabe a resposta.

Anonymous said...

Interesting to know.